► Procon recolhe ovo de páscoa das lojas do Rio de Janeiro por "incitar bullying"
Procon recolhe ovo de páscoa das lojas do Rio de Janeiro por "incitar bullying"
Embalagem do produto diz: “personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo”
Adesivos do ovo trazem as expressões “nerd” e “morto de fome”/ Foto: Divulgação / Procon-RJ
O Procon-RJ anunciou nesta quarta-feira, 2, que os ovos de páscoa da marca Bis Xtra + Chocolate, da Lacta, devem ser retirados do mercado. O motivo: incitar a discriminação entre crianças e adolescentes. De acordo com a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, responsável pelo processo, foi determinada a apreensão de todos os produtos que estejam à venda naquele estado.
A embalagem do Bis Xtra + Chocolate mostra a frase “personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo” e tem adesivos com as expressões “morto de fome”, “nerd” e “nervosinho”. Em seu site, o Procon escreve: “em épocas onde as questões relativas ao bullying estão sendo discutidas é inadmissível que um produto direcionado a crianças e adolescentes incite qualquer tipo de violência (como no caso, a verbal)”.
“A Páscoa possui uma mensagem de paz e confraternização e esta campanha manda sacanear os outros? Quem elaborou essa campanha é sem noção”, disse a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.De acordo com o órgão, os estabelecimentos que vendem o produto são responsáveis por informar as filiais da rede em que trabalham sobre a suspensão.
As vendas do produto estarão suspensas “até que a mensagem seja alterada e deixe de conter os textos de incitação à prática de bullying”.
Fonte: Zero Hora