Autora canoinhense lança livro infantojuvenil Olhos de Céu


Fotos: Divulgação

Lançamento aconteceu na sexta-feira, 16, no auditório da Fameplan

 

 

 

 

Na noite de sexta-feira, 16, a autora canoinhense Adriana Bueno de Oliveira, lançou o livro Olhos de Céu – Narrações de uma Neta para seus avós – Memórias de Muitas Infâncias, na sede da Fameplan, em Canoinhas. O lançamento teve o apoio da Academia de Letras do Brasil de Canoinhas. No livro, a autora conta as memórias de sua infância e a convivência na casa dos avós maternos e reúne também, pequenas histórias contadas por outros familiares.

 

 

Adriana conta que a ideia de fazer o livro surgiu de um poema de Fernando Pessoa, mais especificamente da frase “Hoje sinto aquilo que fui”, na qual ela pode sentir a criança que eu foi. Isso a fez sentir-se inundada de um amor muito grande, principalmente do amor que experimentou e recebeu convivendo com seus avós maternos. “Comecei então a pensar e lembrar das minhas histórias de criança e colocar uma roupa literária naquilo que eu vivi. Fui escrevendo ao longo de mais ou menos dois anos as minhas histórias ao redor deles, na casa deles, que se tornou para mim uma referência pessoal do meu eu e que é também a capa do meu livro”, disse Adriana.

 

 

Quando terminou de escrever as suas memórias em forma de história, Adriana começou a conversar com seus primos que também foram relatando suas lembranças. Alguns escreveram através de mensagens, outros gravaram áudio devido a distância. “Fui também colocando essa veste literária em cada lembrança que eles iam me relatando. E por isso foi um trabalho assim não só meu, mas de muitos dos meus primos e primas também”, explica a autora.

 

 

 

 

Para a escritora, foi uma aventura entrar em um gênero literário novo que é o infantojuvenil, por meio do qual ela narra e ao mesmo tempo conversa com o leitor. Mas, segunda ela, é uma leitura que cabe para todas as idades, porque ao mesmo tempo que o leitor lê as memórias dela, também se recorda das próprias memórias.

 

 

 

 

Este é o segundo livro lançado por Adriana e um trabalho especial tanto para a autora, quanto para sua família. “O livro é uma homenagem a meus avós Emílio Henning  e Maria Artner Henning, como também uma forma de agradecer tudo o que eles fizeram por nós. E eu sei que esse propósito do livro é bem maior também. Como sempre esteve escondido atrás da cor dos olhos de ambos, que eram azuis, assim nasceu o título do livro Olhos de Céu. Eu sei que o céu não é somente azul, ele pode ser cinza, pode ser branco, pode ser escuro, mas para mim, para os meus primos e primas ele sempre será da cor dos olhos dos nossos avós”, finaliza Adriana.

 

 

 

OLHOS DE CÉU

Autora: Adriana Bueno de Oliveira

Editora: Kaygangue

Páginas: 44

Gênero: Infantojuvenil

Preço: R$ 20

Locais à venda em Canoinhas: Livraria Vocábulos, Doces e Fricotes e Secretaria da Paróquia Santa Cruz.

 

   

 





Deixe seu comentário: