Apoio é uma forma de manter veículos de notícias locais diante da crise econômica com a pandemia
O portal JMais está entre os selecionados pelo Google News Initiative para receber um investimento através do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, criado em abril pela empresa para apoiar veículos locais. “O objetivo do fundo é apoiar a produção de jornalismo original para comunidades locais diante da pandemia da covid-19”, anunciou a empresa global.
Desde março o JMais mantém um espaço dedicado exclusivamente a notícias sobre a pandemia. Produziu um podcast diário com o resumo das principais notícias do dia relacionadas ao coronavírus e publica diariamente um mapa com a evolução da doença no Planalto Norte catarinense.
Em todo o mundo, aproximadamente 5,3 mil pequenas e médias redações jornalísticas estão sendo beneficiadas com valores entre US$ 5 mil (R$ 26,5 mil) e US$ 30 mil (R$ 159 mil). No Brasil foram selecionados 380 veículos de comunicação, entre os quais o JMais.
Atualmente com média de 1 milhão de acessos mensais, o portal JMais teve pico registrado no mês de março, quando ganhou mais de 888.660 visualizações únicas (o que corresponde a dispositivos diferentes). A pandemia da covid-19 impulsionou a busca por notícias confiáveis e entre os meses de março e maio o portal teve 2,9 milhões de visualizações. “Foi um esforço inesperado, acompanhar dia e noite a evolução da doença, a mudança em todos os setores da sociedade, assistir e acompanhar lives dos governos e interpretar os decretos de modo que fosse compreensível aos nossos internautas”, explica o editor do JMais, Edinei Wassoaski, que nesta cobertura contou com o apoio de Isabel Lenz Bayerl Stafin e Rafael Eduardo Meirelles Wassoaski, que trabalham com ele na redação do site. “Importante destacar também o papel dos assessores de imprensa e secretários de Saúde das prefeituras da região”, que nunca nos negaram informações.
O valor destinado ao JMais, de acordo com as normas do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, precisa necessariamente ser investido em conteúdo. “Já investimos na produção dos debates com os candidatos a prefeito da comarca, comprando equipamentos e montando um estúdio, acreditando que dar transparência ao cenário eleitoral local é não só nosso dever como imprescindível ao eleitor no seu processo de escolha”, conta Wassoaski.
SELEÇÃO
O JMais foi selecionado entre os mais de 12 mil pedidos enviados de 103 países, sendo 90% de veículos que contam com menos de 26 jornalistas. Um dos critérios para a concessão do benefício, inclusive, é a quantidade de jornalistas devidamente registrados no regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além da relevância e alcance do veículo.
No Brasil, entre outros, receberam recursos A Gazeta (ES), Agora (do grupo da Folha de S.Paulo), Bem Paraná, BR Político (do grupo O Estado de S. Paulo), Brasil de Fato Paraná, CBN Diário Florianópolis, Correio Braziliense (Diários Associados), Correio Lageano, CRN, ND Mais, RioMafra Mix, RIC Mais, Veja SP, Diário Catarinense, Folha de Londrina, Diarinho do Litoral (SC) e Gaúcha Zero Hora (RS). Mais de metade dos veículos que pleiteou ficou de fora por não produzir cobertura local ou diária “ou por contar com menos de dois jornalistas”.
Para redações maiores, o Google anunciou também em abril que havia decidido isentar veículos do pagamento das faturas de sua plataforma de publicidade, o Ad Manager, por até cinco meses, em processo de seleção semelhante.
Wassoaski destaca que a seleção é o reconhecimento não só pelo esforço da redação do JMais, mas também o reconhecimento de que em Canoinhas se produz jornalismo de qualidade por parte de um dos maiores grupos de comunicação do mundo.