Segundo a Pif Paf, o negócio reforçará o atendimento a novos mercados no Brasil e no exterior
A Pif Paf Alimentos anunciou a conclusão do processo de aquisição da Fricasa Alimentos nesta segunda-feira, 6. A compra do frigorífico canoinhense pela companhia mineira foi concluída na semana passada depois de autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no dia 24 de dezembro. A operação está alinhada ao plano estratégico da Pif Paf de ampliar a capacidade de processamento de suínos em mais de 70%, com a previsão de um incremento de, aproximadamente, 15% no faturamento do grupo.
Segundo o ex-diretor do Fricasa, Antoninho Iagher, a compra foi efetivada no dia 2 de janeiro em São Paulo. Nesta segunda-feira, 6, uma nova diretoria nomeada pela matriz da Pif Paf assumiu a administração do Fricasa, fazendo integração do pessoal. De acordo com Iagher, momentaneamente não haverá demissões, pelo contrário, deve haver novas contratações considerando que o abate de suínos deve aumentar de 960 suínos/dia hoje para mais de 1 mil já em fevereiro. Na sequência a produção vai para 1,4 mil suínos/dia.
Para aumentar a produção, a Pif Paf já tem a estrutura, ampliada no ano passado. Objetiva agora, no entanto, aumentar o número de integrados. Hoje, 60% dos suínos abatidos pelo Fricasa vêm de integrados, os outros 40% são comprados de outros frigoríficos e cadeias de integrados. A Pif Paf quer trabalhar 100% com integrados próprios.
EXPORTAÇÃO
Um dos alvos da Pif Paf no plano de expansão é ampliar as exportações da Fricasa, que no ano passado despachou pelo menos 120 contêineres, basicamente para Hong Kong e República da Geórgia. Para se ter uma ideia do potencial do setor, especialistas preveem que s importações de carne suína pela China, maior mercado consumidor do mundo, devem atingir níveis recordes de até 4,6 milhões de toneladas em 2020, à medida que a produção local recua para mínimas históricas após um grave surto de peste suína africana.
A Pif Paf vislumbra também ampliar a venda no mercado do norte e sudeste do Brasil, território até então pouco atingido pelo frigorífico canoinhense. A marca Fricasa será mantida. Em contrapartida a marca Pif Paf passa a ser vendida no Sul, região onde os produtos Fricasa tem grande penetração.
FUNCIONÁRIOS
Iagher, que trabalhará como consultor da Pif Paf pelos próximos seis meses – prorrogáveis por um ano – explicou que o setor administrativo de Canoinhas será controlado por Belo Horizonte, sede da Pif Paf. “Nós temos um contrato com a Pif Paf para uma consultoria. Coordenaremos o processo de transição com os novos diretores, que não estarão sediados em Canoinhas, mas atuarão a distância”, explica Iagher. Apesar de haver integração entre os setores administrativos, Iagher afirma que não há planos de demissão no setor a princípio.
Fundada em 1962 como uma cooperativa ligada ao poder público, a Fricasa é reconhecida como “especialista em carne suína” e oferece 114 produtos em várias linhas, como presuntaria, cortes congelados, defumados, linguiças, mortadelas, bacon, salgados, temperados e salames. Possui semelhanças com o modelo de negócio adotado pela Pif Paf e, ao mesmo tempo, é complementar, o que indica oportunidades de sinergia entre as duas.
Com a negociação, a empresa canoinhense passará a integrar à companhia mineira, que está há 51 anos no mercado.
EXPANSÃO
“Esse investimento reflete uma transformação significativa que está em curso na Pif Paf, por meio da execução disciplinada de nosso plano estratégico, com foco no crescimento sustentável de longo prazo. Resultará em uma empresa com posicionamento competitivo ainda mais forte e diversificado, em condições de oferecer aos clientes um portfólio de produtos e marcas ainda mais completo e de alto valor agregado”, destaca o CEO da companhia, Rodrigo Alves Coelho, em entrevista ao Diário do Comércio.
De acordo com a companhia, a aquisição possibilita acelerar o desenvolvimento dos projetos da Pif Paf e serve para reforçar sua posição entre as maiores indústrias brasileiras de alimentos resfriados e congelados.
Além disso, a união das marcas terá como foco a ampliação dos mercados contanto com uma grande e moderna plataforma industrial, localizada em um dos estados mais importantes e estratégicos na produção de suínos no Brasil.