PSD passa PP e é o segundo maior partido de Canoinhas em número de filiados


Pré-candidatos a vereador posam ao lado do prefeito Beto Passos em reunião ocorrida em 2 de março deste ano/Divulgação

Partido do prefeito Beto Passos cresce, mas não supera o MDB, que estuda apoiar candidata do PSDB

 

 

 

O partido do prefeito Beto Passos (PSD) cresceu de maneira exponencial desde que ele foi eleito em 2016. Em outubro daquele ano, mês da eleição, o PSD tinha 212 filiados. Às vésperas da eleição geral de 2018, o partido saltou para 522 filiados e, agora, às vésperas da campanha eleitoral, ultrapassou o PP e se tornou a segunda maior força política de Canoinhas. O PSD tem 649 filiados, ante 943 partidários do MDB, maior partido de Canoinhas.

 

 

 

 

 

MAIORES PARTIDOS DE CANOINHAS

 

 

Para Passos, o PSD “cresceu bastante por conta do trabalho que o nosso governo realizou em Canoinhas. Com isso, muitas pessoas que nem debatem a política no cotidiano se interessaram em participar do nosso partido. O PSD não tem ranço, não tem xerifes, não tem donos, não tem mandatários. É um partido livre, de troca de ideias e debates. Acredito que até o pleito eleitoral vamos ser o maior partido de Canoinhas em número de filiados, visando ter no ano que vem uma bancada extraordinária de vereadores”.

 

 

 

Maior força política de Canoinhas em termos de filiados, o MDB vive o dilema de escolher o nome capaz de tirar a reeleição de Passos. Apontado como nome de consenso dentro do partido, Leoberto Weinert não demonstra interesse em concorrer. Alternativas como Wilson Pereira, Beto Faria e Silmar Golanovski foram ventiladas, mas à medida que tenta encontrar o nome ideal o partido vem se aproximando de Norma Pereira (PSDB). Os tucanos representam a quarta maior força política em Canoinhas. Norma já deu sinais claros de que vai disputar a prefeitura.

 

 

 

O presidente do MDB de Canoinhas, Paulo Basilio, diz que a liderança do partido no número de filiados é fruto “dos anos de bons trabalhos que os governos do MDB realizaram em nossa cidade, todos os nossos governos foram referências para outras administrações municipais. Por esse motivo sempre temos pessoas vindo para filiar-se ao MDB, por encontrarem aqui pessoas com ética, responsabilidade e, acima de tudo, o pensamento em trabalhar pela nossa gente.”

 

 

 

Sobre o projeto para este ano, Basilio diz estar “ouvindo os anseios de nossa população. Queremos ter um projeto viável para uma eleição, não apenas ganhar por ganhar, mas queremos trazer uma proposta diferente, uma proposta de Administração correta dos recursos públicos, com investimento em todas as áreas, mas diminuindo a máquina pública e melhorando a qualidade administrativa. Nossa militância sempre é um fator diferenciado na eleição, é isso que faz do MDB um partido competitivo em todos os pleitos e sempre com chances reais de chegada. A prova disso é que nas últimas cinco eleições sempre fizemos mais de 40% dos votos válidos”, conjectura.

 

 

 

 

 

NOVOS ATORES

Norma conversa com o MDB, mas também vem se aproximando dos partidos derivados do desmantelamento do PSL depois que o presidente Jair Bolsonaro deixou o partido. Esses partidos também tiveram grande crescimento em Canoinhas. O maior expoente é o Podemos (ex-PHS), que saltou de 88 filiados em 2018 para 480 em 2020.

 

 

 

 

O presidente do Podemos de Canoinhas, Roberto Todt, afirma que o crescimento do partido permite pensar em uma candidatura majoritária além da já acertada nominata de candidatos ao Legislativo. “São pessoas muito bem vistas na sociedade”, garante se referindo aos filiados. Segundo ele, de 29 candidatos prospectados, 15 vão se candidatar preenchendo o limite legal e os demais vão apoiar. “Pensamos em um plano de governo e não em um projeto de poder. Estamos muito bem alinhados. Temos várias lideranças fortes do PSL com a gente agora. Essas pessoas trouxeram outras pessoas e isso fez com que o partido crescesse bastante”.

 

 

 

 

Sobre a disputa pela prefeitura, Todt admite as conversas com Norma, elogia a vereadora e diz que ela tem “posições éticas e coerentes, que tem tudo a ver com o que a gente quer. Fugimos dos extremos (direita e esquerda), somos um partido de centro, e queremos contribuir não só com uma eleição para a Câmara como vamos oferecer nomes para a majoritária, acreditamos que construímos condições para isso”.

 

 

 

Sobre a pré-candidato do PRTB, Ivan Krauss, Roberto diz que o Podemos vem conversando com o partido, assim como já conversou com outras siglas como o MDB. Ressalta no entanto que a proximidade maior é com Norma. “Pensando em um projeto para a cidade a curto, médio e longo prazos”, conclui.





Deixe seu comentário: